No dia 10 de março a Professora Lília Pougy proferiu a aula inaugural da segunda turma do Curso de “Educação em Direitos Humanos / Direitos Humanos das Mulheres”. A primeira turma já retomou as aulas do nível 2 no dia 3 de março, com a aula proferida pela Assistente Social Priscilla Blini.
O CRMMCR foi criado em 2000, assumido pela UFRJ a partir de fevereiro de 2005 e tem como um de seus objetivos o estímulo ao exercício da cidadania feminina. Desde então, diversas atividades que buscam gerar reflexões sobre as temáticas de gênero vêm sendo desenvolvidas. Para aprofundar essas questões, foi detectada a necessidade de discussões mais abrangentes que envolvessem os diferentes setores da comunidade onde atua o CRMMCR. Assim, foi idealizado o curso Educação em Direitos Humanos, que parte da visão de que essas reflexões estão diretamente ligadas a outras questões sociais. É nesse sentido que o curso se propõe a oferecer capacitação aos indivíduos da Maré para atuarem no enfrentamento das múltiplas formas de violação dos Direitos Humanos.
Para isso, o curso contará com diversas atividades que trabalhem os Direitos Humanos como um conjunto de Direitos civis, econômicos, sociais, culturais e políticos que devem ser garantidos a todos. As aulas e atividades culturais visam promover um amplo debate sobre de que forma a exclusão social interfere no acesso a esses direitos e quais mecanismos devem ser utilizados para a garantia desse acesso.
É neste contexto que o curso de Educação em Direitos
Humanos oferecido pelo Centro de Referência de Mulheres da Maré
Carminha Rosa trabalha a idéia de que os direitos das mulheres
estão diretamente ligados aos Direitos Humanos. Compreendendo esta
lógica, alerta-se para a história de discriminação
que as mulheres vêm sofrendo. É no combate a essa ideologia
patriarcal que está inserido o curso Educação em
Direitos Humanos. Um dos objetivos centrais do curso é a bordar
a desconstrução dessas relações desiguais,
tendo em vista que o avanço nos direitos das mulheres está
diretamente relacionado à conquista dos Direitos Humanos.