Ocorreu na última sexta-feira de Outubro, na Faculdade de Educação da UFRJ, “Oficina de Trabalho: Atualizando a rede de atendimento a mulheres em situação de violência de gênero”. O evento representou um segundo momento, já que ao longo do ano ocorreram reuniões preparatórias e em 2007 foi realizada a primeira oficina, de debate entre instituições que integram a rede de atendimento a mulheres em situação de violência doméstica.
O objetivo da oficina é promover uma maior articulação entre os diversos segmentos da sociedade por meio de parcerias. Além disso, eventos como este tem como finalidade permitir interfaces mais sólidas com membros da comunidade locais e profissionais das instituições parceiras em seus diferentes elos de inserção no projeto maior: fortalecer as redes de atendimento a mulheres em situação de violência, permitindo, dessa maneira, assegurar o acesso a direitos sociais e, garantir a concretização dos direitos humanos.
A mesa de abertura da oficina contou com a presença da professora Mariléa Venâncio Porfírio (Diretora do NEPP – DH), o professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro (Decano do CFCH/UFRJ) e a professora Eliana Moura (Coordenadora do CRMM – CR). Em seguida dois estagiários do projeto “Oficinas Sociais: intervindo com arte” do CRMMCR e alunos da UFRJ apresentaram uma esquete na qual mostraram a importância de se oferecer capacitação para os profissionais que compõem a rede de atendimento.
A partir da esquete foi realizado um debate profundo sobre a questão da violência contra a mulher, bem como a importância em fortalecer os canais e as redes de atendimento existentes. Diversas propostas foram encaminhadas, dentre elas a capacitação entre os parceiros da rede e reuniões itinerantes. Após discussões em grupos, foi apresentada uma proposta de calendário de oficinas como esta para o ano de 2009.
Durante toda a oficina foi montada uma banca com os produtos produzidos pelas mulheres atendidas no CRMM na oficina de artes. O evento contou com a presença de mais de 40 pessoas, incluindo representantes de diversas instituições da rede, profissionais e alunos da UFRJ, parlamentares e mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Mulheres da Maré- Carminha Rosa. Fechando a atividade houve um sorteio dos arranjos confeccionados na oficina de arranjos florais do CRMM.