Marca do Centro de Referência de Mulheres da Maré - 
Carminha Rosa Centro de Referência de Mulheres da Maré - Carminha Rosa

ACONTECEU

Atividades culturais do curso de Educação em Direitos Humanos

Data 25/10/2008 – Santa Tereza

Como parte do Curso de Educação em Direitos Humanos, foram propostas atividades culturais, por entender que o escopo dos Direitos Humanos compreende também o acesso à cultura e consequentemente, a uma nova visão de sociedade.

Num primeiro momento dessa série de visitas fora da Maré, no dia 25 de outubro, foi realizado um passeio ao bairro histórico de Santa Tereza. O bairro ainda mantém aspectos preservados do Rio Antigo.

Saímos da Maré, num total de 15 pessoas, seguimos até o Largo da Carioca, onde tomamos o bondinho em direção a Santa Tereza. Na viagem do bondinho pudemos abordar a história do centro histórico do Rio, passando pela construção dos arcos da lapa e mostrando o contraste da arquitetura histórica, com os modernos edifícios do centro do Rio.

Descemos na estação do Largo do Curvelo, e fizemos uma caminhada até o Parque das Ruínas. O Parque foi o que restou do Palacete Murtinho Nobre, onde morou Laurinda Santos Lobo. A casa foi um dos pontos mais efervescentes da vida cultural carioca durante muitos anos, até a morte da anfitriã, em 1946. O parque abriga uma sala de exposições, auditório e cafeteria, onde ocorrem shows musicais, happy hours e leitura de textos literários. Na ocasião de nossa visita, pudemos assistir a uma apresentação de música erudita, do projeto música no museu, além de obras artísticas que estavam expostas no saguão.

Além de comportar um espaço cultural o Parque das Ruínas é um belíssimo mirante da cidade. De lá, tem-se uma visão extraordinária do centro da cidade e de toda a orla do Rio. As mulheres que subiram até o ponto mais alto do mirante, teceram diversos comentários sobre a vista que se tinha da cidade. Entre eles, elogios sobre a beleza da paisagem e até a observação sobre a favelização, onde, visto do alto fica evidente a presença das favelas em praticamente todos os espaços de nossa cidade.

Em seguida, visitamos o Museu Chácara do Céu, que fica localizado junto ao Parque das Ruínas, contendo inclusive, uma ponte que permite o acesso interno entre eles. O Museu da Chácara do Céu, hoje adquiridos pela União, faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e reúne pinturas, cerâmicas, mobiliário, objetos e um grande acervo de livros.

Em seguida, voltamos ao Largo do Curvelo, para o almoço, que se tornou mais um momento agradável de interação do grupo. E por fim, descemos de bondinho ao Largo da Carioca, encerrando assim, nossa primeira visita cultural do curso de Educação em Direitos Humanos.


<< voltar