INTEGRANTES >> Teorias Sociais e Produção de Conhecimento

Coordenação:
Professor Vantuil Pereira
Professora Sara Granemann

Pequena Introdução

O curso de extensão intitulado “Teorias Sociais e produção de Conhecimento” é fruto da demanda do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo por ela inicialmente assumido a partir de duas instâncias, a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) e a Coordenação de Integração Acadêmica de Extensão do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Para sua viabilização, foi firmado convênio entre a UFRJ e a Escola Nacional Florestan Fernandes, (ENFF), do MST. A partir de janeiro de 2007, esta experiência acadêmica foi assumida pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), órgão suplementar do CFCH.

A PR-5 tem assumido as responsabilidades institucionais afetas à infra-estrutura, em articulação e com suporte da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), contando com o apoio essencial do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) e do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN).

Nesta divisão de atribuições, coube, inicialmente, ao CFCH e, atualmente, ao NEPP-DH, a responsabilidade acadêmica geral, o que implica a constituição da linha programática, dos conteúdos gerais e da linha metodológica do curso, em conjunto com a coordenação pedagógica da ENFF, de professores da Escola de Serviço Social (ESS) e da Faculdade de Educação (FE), além de uma professora da Universidade Federal Fluminense, que compõem um Coletivo de trabalho Acadêmico desta experiência. Igualmente está sob responsabilidade desta Coordenação ampliada o monitoramento e avaliação do processo global do curso.

Uma outra dimensão central diz respeito à socialização da experiência, no âmbito da UFRJ e nos espaços acadêmicos exteriores, além do necessário acompanhamento institucional, operado nos espaços pertinentes.

Salientamos também a relevância da participação discente de graduação – de alunos da ESS e do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, como bolsistas de extensão -; de alunos de pós-graduação dos cursos de Serviço Social e de Educação da UFRJ; além de alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal Rural (UFRRJ). As ações destes segmentos serão explicitadas a seguir.

Ressalte-se que esta experiência, além de seu caráter interdisciplinar e de diálogo com movimentos sociais, efetiva realmente a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

1- Público alvo do curso
- Trabalhadores participantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, da Comissão Pastoral da Terra, da Consulta Popular e de diversos movimentos sociais urbanos.
- N° de trabalhadores participantes: máximo de 60 por turma
- 1ª turma: início: 2002 – término: fevereiro de 2006
- 2ª turma: início: fevereiro de 2006 (em andamento)
- N° de trabalhadores participantes na 2ª turma: 50.

2- Objetivos

Os objetivos citados estão presentes nos termos propostos no Convênio firmado entre a Universidade e a Escola Nacional Florestan Fernandes:
Formar educadores e educadoras de movimentos sociais em uma perspectiva interdisciplinar, assegurando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, capaz de produzir análises críticas sobre a realidade brasileira e internacional, contribuindo para a universalização da cidadania e do acesso à educação e à cultura;

Promover estudos e pesquisas alicerçados em metodologias participativas nas diversas áreas do conhecimento;

Possibilitar o fortalecimento do papel da Universidade como espaço público de produção e socialização do conhecimento, assim como de estudos e debate sobre os grandes temas da sociedade contemporânea, e dos Movimentos Sociais nesse contexto;
Favorecer o intercâmbio entre os Movimentos Sociais e a Universidade, ou seja, entre os (as) educandos (as), professores e a comunidade universitária;
Entende-se que a concretização destes objetivos:
- propicia à universidade pública o exercício de sua função social, por meio de atividades extensionistas, voltadas para o acesso ao conhecimento socialmente produzido;
- auxilia no processo de conhecimento, a partir dos desafios postos pela vida social, no âmbito das particularidades dos experimentos de vida destes setores populares;
- possibilita a elaboração de sínteses temáticas, monografias demandadas pelos alunos-trabalhadores, numa perspectiva de produção do conhecimento.

3- O Curso

O curso tem a duração de dois anos e meio, ocorrendo no período de férias escolares. Cada módulo ocorre, em média, durante 17 dias, com uma carga horária diária de atividades de 11 horas, perfazendo, aproximadamente, 130 horas-aula por módulo semestral. No processo de elaboração dos conteúdos do curso, o setor de formação do movimento apresenta as demandas gerais, que são acolhidas, refinadas e organizadas por uma Comissão Acadêmica composta pela Coordenadora de Extensão do NEPP-DH, por dois professores da ESS e dois membros do Setor de Formação da ENFF.

A turma é constituída por 60 militantes e dirigentes de diferentes regiões do país, tendo em sua maioria a escolarização de nível médio. As formas organizativas, ao longo do curso, são as do próprio movimento, como também a relação ativa entre produção do conhecimento e práxis política. Do ponto de vista metodológico, conta com aulas expositivas, trabalhos de leitura e discussão nos núcleos, seminários, filmes relacionados às disciplinas e atividades culturais. A cada inicio de semestre, se refaz um percurso de memória do período precedente.

Merece destaque algo inovador introduzido em experiências de Extensão: a participação da Pós-Graduação. Neste curso, foi criada uma disciplina de Metodologia, com a participação de alunos do Mestrado e Doutorado da ESS e da FE da UFRJ, além de dois alunos de outras universidades, efetivando-se orientações acadêmicas voltadas para a confecção de uma pequena monografia a ser realizada até o final do curso.

3.1- Periodicidade
- cinco etapas, cada uma das quais com a duração de 15 a 18 dias, nos meses de fevereiro e julho.

3.2- Conteúdo Geral das Etapas
Construção da Dialética a partir da História da Filosofia
Formação do Estado Moderno I
Formação do Estado Moderno II
Ideologia e Consciência Social
Ideologia e Produção de Conhecimento
Formas Organizativas e de participação social
Realidade brasileira. Recuperação de pensadores clássicos sobre a temática
América Latina. Território, geopolítica e população
Metodologia da Pesquisa.

3.3 - Desenvolvimento do processo de trabalho acadêmico


a) Constituição da linha programática, dos conteúdos gerais e da linha metodológica do Curso, em conjunto com a coordenação pedagógica do MST;

b definição das linhas de pesquisa e de suas ementas, que nortearão as escolhas temáticas dos alunos-trabalhadores do curso, em função de sua monografia de final de curso;

c) constituição de proposta metodológica geral, disciplinas, ementário e bibliografia básica, em conjunto com a coordenação acadêmica da ENFF;

d) dinâmica das atividades de ensino: método de investigação e exposição; aulas expositivas; estudo em grupo; grupos de trabalho; seminários, tendo como base temas e filmes históricos; atividades culturais; elaboração de fichamentos e sínteses de estudo; e articulação e contato com manifestações culturais locais;

e) participação docente: professores da UFRJ das áreas de conhecimento das Ciências Humanas, por meio de aulas e outras atividades de ensino, investigação e orientação; e de professores de outras universidades públicas, do Rio, São Paulo, Campinas, Minas Gerais, João Pessoa, tendo como critérios as suas competências quanto aos conteúdos requisitados e disponibilidade de participar de atividade acadêmica de relevância social;

f) participação discente da Graduação: por meio de contatos, entrevistas, fotos e filmagens, tendo em vista a memória desta atividade; e dos estudos, no grupo de pesquisa/extensão, referentes à formação e educação popular;

g) participação discente da Pós-Graduação: com o objetivo de partilhar do processo de orientação acadêmica desenvolvido juntamente com professores, tendo em vista a elaboração de monografias por parte dos trabalhadores partícipes do curso, os pós-graduandos realizam as seguintes atividades: participação de orientação acadêmica preliminar à efetiva ação com os alunos;

* reunião com os professores, responsáveis pela dinâmica do curso, em especial pelo processo global de orientação das monografias;
* estudo inicial referente ao Método Dialético e à Metodologia de Investigação;
* definição de bibliografia básica e calendário de reuniões de estudo e de preparação do processo de orientação;
* constituição de proposta metodológica geral – metodologia da investigação, instrumentos de coleta de dados, problematização, análise e sistematização final;
* inserção na dinâmica do trabalho educativo, por meio de contato inicial com a turma, em conjunto com os professores;
* participação no processo de apresentação e socialização dos temas pelos trabalhadores;
* participação na lógica de vinculação entre os temas individuais e as linhas de pesquisa constituídas (e suas ementas);
* processo de orientação, a partir de dois movimentos construídos em conjunto com os professores: orientações coletivas (por linha de pesquisa, na qual são priorizadas as questões teórico-conceituais concernentes ao ementário da linha);
* orientações acadêmicas individuais, orientações a distância, participação na apresentação/socialização das monografias pelos trabalhadores, ouvindo as apresentações de sua linha de pesquisa, intervindo por meio de problematização qualificada (de forma compartilhada com os professores) perante o conjunto da turma .

4- Avaliação e Monitoramento

A avaliação da totalidade do processo pedagógico da 1ª turma e dos três módulos da 2ª foi realizada nos seguintes espaços:

nas turmas, por meio de avaliação em grupos e plenária de socialização de seus conteúdos;

na Comissão de Formação da ENFF, que acompanha o curso, com a presença da Coordenação Acadêmica – a coordenação de Extensão do CFCH, hoje, do NEPP-DH, dos dois professores da ESS/UFRJ que integram a Comissão Acadêmica, e de um aluno da Pós-Graduação que atua no processo de orientação de monografias;

no Coletivo de trabalho formado pela totalidade dos professores da Comissão Acadêmica e dos alunos da Pós Graduação (oito alunos, que participaram ativamente do curso).

socialização dos elementos apontados no conjunto dos espaços institucionais.


A avaliação geral apontou a relevância deste trabalho, tanto para os trabalhadores quanto para a Universidade, assim como a importância de ser assegurada a sua continuidade.

5-Visibilidade institucional da experiência

5.1- Participação de professores e alunos em fóruns acadêmicos para relato e análise da experiência;
5.2- participação do coordenador e da equipe nos espaços da própria UFRJ, avaliando e socializando a experiência, no sentido de fortalecer a política de Extensão da Universidade;
5.3- participação de professores e alunos nos fóruns dos movimentos sociais concernentes à educação e formação, problematizando questões teóricas relevantes ao processo.

6- Continuidade da experiência

O processo de trabalho desenvolvido e as distintas avaliações processadas indicam a relevância desta experiência nas universidades públicas e sua importância e necessidade para as classes populares em geral.

7- Professores participantes até a 3ª etapa (janeiro 2007)

Selene Maia (IM/PR-5/UFRJ), Marildo Menegat (ESS/UFRJ), Maria Lídia Souza da Silveira (ESS/NEPP-DH/CFCH/UFRJ), Suely Souza de Almeida (ESS/NEPP-DH/CFCH/UFRJ), Lilia Pougy (ESS/CFCH/UFRJ), Sara Granemann (ESS/UFRJ), Carlos Nelson Coutinho (ESS/UFRJ), José Paulo Netto (ESS/UFRJ), Ilma Rezende (ESS/UFRJ), Roberto Leher (FE/UFRJ), Roberta Lobo (FE/UFRRJ), Virgínia Fontes (Hist/UFF), Leandro Konder (PUC), Rubin Santos de Aquino (IFCS/UFRJ), Olinto Pegoraro, Mário Duayer (Econ/UFF), Ricardo Rezende (ESS/UFRJ), Elizete Menegat (UFRJ), Edmundo Fernandes Dias (IFCH/Unicamp), Maria Aparecida Cassab (ESS/UFJF), Vera Maciel (Sociol/Estácio), Gastão Galvão de Carvalho Souza (COPPE/UFRJ), Alberto Feiden (Embrapa), Leila Rodrigues (IFCS/UFRJ), Raymundo de Oliveira(FUJB/UFRJ), Franklin Trein (IFCS/UFRJ), Maria Ciavatta (Educ/UFF), Kátia Lima (ESS/UFF), Eunice Trein (Educ/UFF), Lucia Neves (Educ/UFF), Leila Escorsin (ESS/UFRJ), Michael Lowy (França), Ana Santiago (UERJ), Fernando Rodrigues (UERJ), Moacyr Novaes (USP), Mauro Iasi (USBC), Jason Borba (PUC/SP), Haroldo Abreu (ESS/UFF), Romero Venâncio (UFSE), Marcelo Badaró (Hist/UFF), Sônia Mendonça (UFF), Elisa Guaraná (UFRRJ), Leon Dinis (CEASM), Carlos Lessa (UFRJ), Nilo Batista (UFRJ/UERJ), Luís Acosta (ESS/UFRJ).

 


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