DECLARAÇÃO DE DAKAR
Texto adotado pela Cúpula Mundial de Educação
Em Dakar, Senegal, de 26 a 28 de abril de 2000.
1. Reunidos em Dakar em abril de 2000, nós,
participantes da Cúpula Mundial de Educação,
comprometemo-nos a alcançar os objetivos
e as metas de Educação Para Todos
(EPT) para cada cidadão e cada sociedade.
2. O Marco de Ação de Dakar é um compromisso coletivo para a ação. Os governos têm a obrigação de assegurar que os objetivos e as metas de EPT sejam alcançados e mantidos. Essa responsabilidade será atingida de forma mais eficaz por meio de amplas parcerias no âmbito de cada país, apoiada pela cooperação com agências e instituições regionais e internacionais.
3. Nós reafirmamos a visão da Declaração Mundial de Educação Para Todos (Jomtien, 1990), apoiada pela Declaração Universal de Direitos Humanos e pela Convenção sobre os Direitos da Criança, de que toda criança, jovem e adulto têm o direito humano de beneficiar-se de uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem, no melhor e mais pleno sentido do termo, e que inclua aprender a aprender, a fazer, a conviver e a ser. É uma educação que se destina a captar os talentos e o potencial de cada pessoa e desenvolver a personalidade dos educandos para que possam melhorar suas vidas e transformar suas sociedades.
4. Acolhemos os compromissos pela educação básica feitos pela comunidade internacional ao longo dos anos 90, especialmente na Cúpula Mundial pelas Crianças (1990), na Conferência do Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992), na Conferência Mundial de Direitos Humanos (1993), na Conferência Mundial sobre Necessidades Especiais da Educação: Acesso e Qualidade (1994), na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social (1995), na Quarta Conferência Mundial da Mulher (1995), no Encontro Intermediário do Fórum Consultivo Internacional de Educação para Todos (1996), na Conferência Internacional de Educação de Adultos (1997) e na Conferência Internacional sobre o Trabalho Infantil (1997). O desafio, agora, é cumprir os compromissos firmados.
5. A Avaliação de EPT 2000 demonstra que houve progresso significativo em muitos países. Mas é inaceitável que no ano 2000, mais de 113 milhões de crianças continuem sem acesso ao ensino primário, que 880 milhões de adultos sejam analfabetos, que a discriminação de gênero continue a permear os sistemas educacionais e que a qualidade da aprendizagem e da aquisição de valores e habilidades humanas estejam longe das aspirações e necessidades de indivíduos e sociedades. Jovens e adultos não têm acesso às habilidades e conhecimentos necessários para um emprego proveitoso e para participarem plenamente em suas sociedades. Sem um progresso acelerado na direção de uma educação para todos, as metas nacionais e internacionais acordadas para a redução da pobreza não serão alcançadas e serão ampliadas as desigualdades entre nações e dentro das sociedades.
6. A educação enquanto um direito humano fundamental é a chave para um desenvolvimento sustentável, assim como para assegurar a paz e a estabilidade dentro e entre países e, portanto, um meio indispensável para alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias do século XXI. Não se pode mais postergar esforços para atingir as metas de EPT. As necessidades básicas da aprendizagem podem e devem ser alcançadas com urgência.
7. Nós nos comprometemos
a atingir os seguintes objetivos:
· a) expandir e melhorar o cuidado e a
educação da criança pequena,
especialmente para as crianças mais vulneráveis
e em maior desvantagem;
· b) assegurar que todas as crianças,
com ênfase especial nas meninas e crianças
em circunstâncias difíceis, tenham
acesso à educação primária,
obrigatória, gratuita e de boa qualidade
até o ano 2015;
· c) assegurar que as necessidades de aprendizagem
de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo
acesso eqüitativo à aprendizagem apropriada,
a habilidades para a vida e a programas de formação
para a cidadania;
· d) alcançar uma melhoria de 50%
nos níveis de alfabetização
de adultos até 2015, especialmente para
as mulheres, e acesso eqüitativo à
educação básica e continuada
para todos os adultos;
· e) eliminar disparidades de gênero
na educação primária e secundária
até 2005 e alcançar a igualdade
de gênero na educação até
2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho
pleno e eqüitativo de meninas na educação
básica de boa qualidade;
·  f) melhorar todos os aspectos
da qualidade da educação e assegurar
excelência para todos, de forma a garantir
a todos resultados reconhecidos e mensuráveis,
especialmente na alfabetização,
matemática e habilidades essenciais à
vida.
8. Para atingir esses objetivos,
nós, os governos, organizações,
agências, grupos e associações
representadas na Cúpula Mundial de Educação,
comprometemo-nos a:
· a) mobilizar uma forte vontade política
nacional e internacional em prol da Educação
para Todos, desenvolver planos de ação
nacionais e incrementar de forma significativa
os investimentos em educação básica;
· b) promover políticas de Educação
para Todos dentro de marco setorial integrado
e sustentável, claramente articulado com
a eliminação da pobreza e com estratégias
de desenvolvimento;
· c) assegurar o engajamento e a participação
da sociedade civil na formulação,
implementação e monitoramento de
estratégias para o desenvolvimento da educação;
· d) desenvolver sistemas de administração
e de gestão educacional que sejam participativos
e capazes de dar respostas e de prestar contas;
· e) satisfazer as necessidades de sistemas
educacionais afetados por situações
de conflito e instabilidade e conduzir os programas
educacionais de forma a promover compreensão
mútua, paz e tolerância, e que ajudem
a prevenir a violência e os conflitos;
· f) implementar estratégias integradas
para promover a eqüidade de gênero
na educação, que reconheçam
a necessidade de mudar atitudes, valores e práticas;
· g) implementar urgentemente programas
e ações educacionais para combater
a pandemia HIV/AIDS;
· criar ambientes seguros, saudáveis,
inclusivos e eqüitativamente supridos, que
conduzam à excelência na aprendizagem
e níveis de desempenho claramente definidos
para todos;
· h) melhorar o status, a auto-estima e
o profissionalismo dos professores;
· i) angariar novas tecnologias de informação
e comunicação para apoiar o esforço
em alcançar as metas EPT;
· j) monitorar sistematicamente o progresso
no alcance dos objetivos e estratégias
de EPT nos âmbitos internacional, regional
e nacional;
· k) fortalecer os mecanismos existentes
para acelerar o progresso para alcançar
Educação para Todos.
9. Baseando-se na evidência acumulada durante as avaliações de EPT nacionais e regionais e em estratégias setoriais já existentes, todos os Estados deverão desenvolver ou fortalecer planos nacionais de ação até, no máximo, 2002. Estes planos devem ser integrados em um marco mais amplo de redução da pobreza e de desenvolvimento, e devem ser elaborados por meio de processos mais democráticos e transparentes que envolvam todos os interessados e parceiros. Os planos irão abordar problemas relacionados com o sub-financiamento crônico da educação básica, estabelecendo prioridades orçamentárias que reflitam um compromisso em alcançar os objetivos e as metas de EPT o mais cedo possível ou no máximo até 2015. Também definirão estratégias claras para superar problemas especiais daqueles que estão atualmente excluídos das oportunidades educacionais, com um compromisso claro com a educação de meninas e a eqüidade de gênero. Os planos darão forma e conteúdo para os objetivos e estratégias estabelecidos neste documento e para os compromissos estabelecidos durante a sucessão de conferências internacionais dos anos 90. Atividades regionais para apoiarem estratégias nacionais deverão estar baseadas no fortalecimento das organizações, redes e iniciativas regionais e sub-regionais.
10. Vontade política e uma liderança nacional mais forte são necessárias à implementação efetiva e bem sucedida dos planos nacionais em cada um dos países. No entanto, a vontade política precisa sustentar-se em recursos. A comunidade internacional reconhece que, atualmente, muitos países não possuem recursos para alcançar uma Educação para Todos dentro de um prazo aceitável. Recursos financeiros novos, de preferência na forma de doações, devem, portanto, ser mobilizados pelas agências financeiras bilaterais e multilaterais, incluindo o Banco Mundial e bancos regionais de desenvolvimento, assim como o setor privado. Afirmamos que nenhum país seriamente comprometido com a Educação para Todos será impedido de realizar este objetivo por falta de recursos.
11. A comunidade internacional
dará andamento a este compromisso coletivo,
desenvolvendo imediatamente uma iniciativa global
com vistas a desenvolver estratégias e
mobilizar os recursos necessários para
providenciar apoio efetivo aos esforços
nacionais. As opções que serão
consideradas nesta iniciativa seguem abaixo:
· a) aumentar o financiamento externo para
a educação básica;
· b) assegurar prognóstico confiável
no fluxo do auxílio externo;
· c) facilitar uma coordenação
mais efetiva de doadores;
· d) providenciar alívio e/ou cancelamento
da dívida em tempo mais curto e de forma
mais ampla para reduzir a pobreza, e com forte
compromisso na educação básica;
· e) realizar um monitoramento mais efetivo
e regular do progresso em atingir metas e objetivos
de EPT, incluindo avaliações periódicas.
Já há evidência em muitos países do que pode ser feito por meio de estratégias nacionais fortes, apoiadas em uma cooperação efetiva de desenvolvimento. O progresso dessas estratégias pode - e deve - ser acelerado por meio de um maior apoio internacional. Ao mesmo tempo, aos países com estratégias menos desenvolvidas - incluindo aqueles países afetados por conflitos, os que estão em transição e os países recém saídos de crise - deve ser dado o apoio necessário para atingirem um progresso mais rápido na Educação para Todos.
12. Fortaleceremos os mecanismos internacionais e regionais para que expressem claramente esses compromissos e asseguraremos que o Marco de Ação de Dakar esteja na agenda de todas as organizações internacionais e regionais, todos os corpos legislativos nacionais e todos os fóruns locais responsáveis por decisões.
13. A Avaliação de EPT de 2000 realça que o desafio maior da Educação para Todos está na África sub-saariana e no Sul da Ásia. Neste sentido, embora nenhum país que tenha necessidade deva ser excluído do auxílio internacional, a prioridade deve ser dada a estas duas regiões do mundo. Os países em conflito ou em fase de reconstrução também devem receber atenção especial na construção de seus sistemas educacionais para atenderem às necessidades de todos os educandos.
Fortalecer os mecanismos existentes para acelerar o progresso da Educação para Todos.
14. A implementação dos objetivos e estratégias previamente descritas vai requerer a dinamização imediata de mecanismos nacionais, regionais e internacionais. Para que sejam mais efetivos, estes mecanismos serão participativos e, onde for possível, irão fortalecer o que já existe. Incluirão representantes de todos os participantes e parceiros e irão operar de forma transparente e responsável. Responderão de forma compreensiva à palavra, ao espírito da Declaração de Jomtien e a este Marco de Ação de Dakar. As funções desses mecanismos incluirão, em níveis variados, defesa de direitos, mobilização de recursos, monitoramento e geração e disseminação de conhecimentos sobre Educação para Todos.
O cerne da atividade de Educação
para Todos está no âmbito dos países.
Fóruns nacionais de Educação
para Todos serão fortalecidos ou estabelecidos
para apoiar os resultados a serem alcançados.
Todos os ministérios relevantes e as organizações
nacionais da sociedade civil serão sistematicamente
representadas nestes Fóruns. Estes devem
ser transparentes e democráticos e devem
constituir um marco de implementação
em âmbito sub-nacional. Os países
devem preparar Planos Nacionais de Educação
para Todos até, no máximo, 2002.
Para aqueles países com desafios significativos,
tais como crises complexas ou desastres naturais,
apoio técnico especial será providenciado
pela comunidade internacional. Cada Plano Nacional
de Educação para Todos:
· a) será desenvolvido sob a liderança
governamental, consultando diretamente e sistematicamente
a sociedade civil nacional;
· b) atrairá apoio coordenado de
todos os parceiros de desenvolvimento;
· c) especificará reformas referentes
aos seis objetivos de Educação para
Todos;
· d) estabelecerá um marco financeiro
sustentável;
· e) será orientado para a ação
e especificará prazos;
· f) incluirá indicadores de desempenho
de médio prazo; e
· g) atingirá uma sinergia de todos
os esforços de desenvolvimento humano,
pela sua inclusão no planejamento e no
processo de implementação do marco
de desenvolvimento nacional.
Onde estes processos e um plano confiável estiverem em andamento, membros parceiros da comunidade internacional se comprometem a trabalhar de forma consistente, coordenada e coerente. Cada parceiro contribuirá por meio de auxílio aos Planos EPT Nacionais, de acordo com sua relativa competência para assegurar que as lacunas de recursos sejam adequadamente preenchidas.
As atividades regionais de suporte aos esforços nacionais terão suas bases nas organizações regionais e sub-regionais, redes e iniciativas já existentes, as quais serão fortalecidas quando for necessário. As regiões e sub-regiões decidirão sua rede de Educação para Todos que exerça liderança e que se transformará no Fórum da região ou sub-região com um mandato de Educação para Todos explícito. É essencial o envolvimento sistemático e a coordenação com toda a sociedade civil relevante e com outras organizações regionais e sub-regionais. Estes Fóruns de Educação para Todos Regionais e Sub-regionais articular-se-ão organicamente com os Fóruns Nacionais e a eles prestarão contas. Suas funções serão: coordenação com todas as redes relevantes; estabelecimento e monitoramento das metas regionais / sub-regionais; advocacy; diálogo sobre políticas; promoção de parcerias e de cooperação técnica; compartilhamento de casos exemplares e de lições aprendidas; o monitoramento e o relato para uma prestação de contas responsável; e a promoção da mobilização de recursos. Apoio regional e internacional será disponibilizado para fortalecer os Fóruns Regionais e Sub-regionais e as competências relevantes para se alcançar a Educação para Todos, especialmente na África e no sul da Ásia.
A UNESCO continuará exercendo seu mandato na coordenação dos parceiros de Educação para Todos e a manter seu ímpeto de colaboração. Neste sentido, o Diretor Geral da UNESCO convocará anualmente um pequeno grupo flexível de alto nível. Este servirá de alavanca para o compromisso político e a mobilização de recursos técnicos e financeiros. Recebendo informações de monitoramento dos institutos da UNESCO (IIEP, IBE, UIE), e, especialmente, do Instituto de Estatísticas e dos Fóruns Regionais e Sub-regionais, também terá oportunidade de cobrar responsabilidade da comunidade global pelos compromissos assumidos em Dakar. Será composto de líderes do mais alto nível de governos e da sociedade civil de países desenvolvidos e em desenvolvimento, assim como das agências de desenvolvimento.
A UNESCO servirá de Secretaria. O foco de seu programa educacional será adaptado a fim de colocar os resultados e as prioridades de Dakar no centro de seu trabalho. Isto envolverá o estabelecimento de grupos de trabalho para cada um dos seis objetivos estabelecidos em Dakar. Esta Secretaria trabalhará próxima a outras organizações e poderá incluir pessoas por elas cedidas.
Alcançar a Educação Para Todos demandará apoio financeiro adicional dos países, aumento da ajuda para o desenvolvimento e perdão da dívida em prol da educação por parte dos doadores bilaterais e multilaterais, o que custará em torno de U$ 8 bilhões por ano. Portanto, é essencial que novos compromissos financeiros concretos sejam firmados pelos governos nacionais e também pelos doadores bilaterais multilaterais, incluindo-se o Banco Mundial, os bancos regionais de desenvolvimento, a sociedade civil e as fundações.
28 de abril de 2000.
Dakar, Senegal