CRMM-CR realizará campanha de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Por: Rosário Amaral

O Centro de Referência de Mulheres da Maré realizará durante 16 dias (de 25/11 a 10/12) a Campanha de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. O evento será feito em parceria com o Hospital Federal de Bonsucesso. Fazem parte desta programação duas mesas redondas, Violência de Gênero, Políticas Públicas e Intervenção Profissional, que ocorrerá em 29/11/12 no auditório da Maternidade do Hospital Federal de Bonsucesso, às 9 horas.

O segundo tema: Violência contra as Mulheres e questão de gênero será debatido em mesa redonda no dia 06/12/12, às 09 horas, no auditório Manoel Maurício, Av. Pasteur, 250, Campus da Praia Vermelha UFRJ.

A iniciativa dos 16 dias de ativismo é de feministas e movimentos de mulheres ligados ao Centro para Liderança Global das Mulheres, o Center for Womens's, em 1991. A partir de então a campanha ocorre em 159 países por ocasião do dia 25 de novembro - Dia Internacional pela Não violência Contra as Mulheres - a 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nesse período outras datas são também contempladas: 1º de dezembro - Dia Mundial de Combate a AIDS- e 6 de dezembro - Dia Mundial da Campanha Laço Branco/ Homens pelo Fim da Violência Contra Mulheres.

Em março de 1999, a data de 25 de novembro foi aprovada oficialmente pela ONU, no entanto, muito antes, era reconhecida pelo movimento internacional de mulheres. O primeiro Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, ocorrido em 1981, em Bogotá na Colômbia aclamou o dia 25 de novembro como Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher. Foi uma homenagem a três irmãs latino-americanas, Patria Mercedes Mirabal, Minerva Argentina Mirabal e Antonia María Teresa Mirabal conhecidas como "Las Mariposas", assassinadas de maneira brutal pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana.

Outra data em destaque é 1º de dezembro em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção Contra AIDS. Neste ano, o Ministério da Saúde em parceria com a ONU, através do programa UNAIDS, lançou a campanha de conscientização da população brasileira sobre a violência contra a mulher. O eixo da campanha é "Violência e HIV" para promover a igualdade e gênero e a saúde feminina.

Veja Link:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Z-lKS4m04lY

O Dia Mundial da Campanha Laço Branco/ Homens pelo Fim da Violência Contra Mulheres é comemorado em 6 de dezembro, porque nessa data, no ano de 1989, 14 estudantes do sexo feminino da, École Polytechnique de Montreal no Canadá, morreram e 13 ficaram feridas. Foi o maior massacre já realizado em uma instituição educacional, até então registrado. A ação de violência foi praticada por um rapaz que se manifestou enfurecido contra aquelas que considerava feministas. A proposta de ação, em nível nacional, tem o objetivo de conscientizar e sensibilizar os homens para a não violência contra a mulher.

A campanha encerra em 10 de dezembro Dia Internacional dos Direitos Humanos. Data em que o mundo relembra que a garantia efetiva dos direitos humanos, para todos os povos e nações; exige vigilância contínua e participação de todos. Data em que reivindicamos de todos os governos as garantias dos direitos em todas as dimensões civis, políticos e sociais.

Neste ano, o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRM-CR) desenvolverá atividades internas e externas a fim de promover reflexões sobre o fim da violência contra a mulher na Comunidade da Maré e entre profissionais da rede e interessados por essa abordagem.

ANEXOS:

Veja mais informações sobre o evento AQUI

Cartaz: Mesa Redonda 01

Cartaz: Mesa Redonda 02