Por: Rosario Amaral
O Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM-CR) encerrou suas atividades, no Complexo da Maré, no último dia 15 de dezembro, com um almoço festivo que contou com a participação das mulheres do bairro, a equipe de trabalho e a presença da diretora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida da UFRJ, professora Mariléa Venâncio Porfírio, as coordenadora e vice-coordenadora do CRMM-CR respectivamente professora Eliana Moura e professora Maria Helena Lacorte.
Foi um almoço preparado pelas mulheres que participam da oficina de culinária do Centro, que esmerilaram no tempero, produzindo pratos muito saborosos e de bela apresentação. Não faltou o peru natalino, o arroz colorido com ervilhas e milho verde, a salada também muito apetitosa e colorida, sem contar as sobremesas: pudins, bolos e rabanada. Houve também momento de descontração com uma atividade de dança, onde muitas participaram, embaladas pela alegria contagiante de dona Margarida, que fazia questão de demonstrar que tem muito samba no pé.
Após o almoço, a coordenadora do CRMM-CR, professora Eliana Moura agradeceu as mulheres da Maré que participam do Centro, pela confiança na UFRJ, no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida, dizendo: "Este Centro, este espaço quer ser a cada dia e a cada ano referência para as mulheres da Maré".
A diretora do NEPP-DH, professora Mariléa Venâncio Porfírio, dirigiu às mulheres da Maré dizendo que "este Centro é de vocês, não é de favor é um Centro de direito" e no momento em que falava desejando paz para todos, foi interrompida por uma mulher que vem sofrendo violência: Essa desabafou: "eu principalmente, estou precisando de muita paz, de muito sossego na minha casa e de muita tranquilidade. Este ano aconteceram muitas coisas comigo, a minha nora agrediu-me de novo e já é a segunda vez de agressão, por isso, que eu estou meio abatida assim. Eu já não estou aguentando mais o que estou passando".
O centro de Referência de Mulheres da Maré é assim: mesmo nos momentos de festividades, tem espaço para o acolhimento, o desabafo de uma, ou várias mulheres, que estão passando por sofrimentos, frutos da violência. Dona Margaria, pediu também a palavra para demonstrar solidariedade à companheira: "Estou aqui, para falar, sobre o que esta nossa colega está passando. Quando cheguei aqui pensei que não ia continuar vivendo. Quando cheguei aqui encontrei pai, mãe, irmão encontrei uma família que me acudiu e aqui eu tirei todas as minhas tristezas".
A partir do dia 3 de janeiro de 2012 as atividades do CRMM-CR serão retomadas com a assistência psicológica, jurídica, atendimento social, curso de direitos humanos, oficinas temáticas, oficinas sociais (intervindo com arte), educação artística, corpo e dança, leitura e capacitação, empreendedorismo, entre outros. Todo este trabalho é também direcionado à formação acadêmica comprometida com a prática em suas múltiplas possibilidades. De acordo com a professora Eliana Moura coordenadora do Projeto este trabalho " requer um esforço conjunto na busca de soluções estratégicas para a atuação profissional".
Veja as fotos do encerramentoAQUI
Telefone: (21) 3873 5180 / e-mail: diretoria@nepp-dh.ufrj.br
Anexo do CFCH, 3º. andar - Avenida Pasteur, 250 - CEP: 22290-240 /
Rio de Janeiro