Pesquisador recebe prêmio de Direitos Humanos 2009 na modalidade de trabalho escravo

Ricardo Rezende Figueira, Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), será agraciado com o prêmio Direitos Humanos 2009, na modalidade de Trabalho Escravo, pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Coordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos - NEPP-DH/ CFCH/UFRJ, líder do mesmo Grupo de Pesquisa no CNPQ, atua como pesquisador principalmente nos seguintes temas: trabalho escravo por dívida, Amazônia, migração e violência.

O professor da Escola de Serviço Social da UFRJ e pesquisador do NEPP-DH/UFRJ já recebeu os prêmios "Jabuti" e "Casa de las Americas" pelo livro "Pisando fora da própria sombra: a escravidão por dívida no Brasil contemporâneo".

O mineiro Ricardo Figueira deixou Carangola sua cidade natal para atuar no sul do Pará a partir de 1977 onde permaneceu até 1996. Ali recebia denúncias de trabalho escravo proveniente de pessoas que fugiam de fazendas ou de outras fontes. Além de acolher as vítimas em nome da Comissão Pastoral da Terra, registrava as informações e fazia denúncias. Por essa atuação foi ameaçado de morte por telefone e teve, inclusive, sua casa alvo de tiros.
Passou a morar no Rio de Janeiro onde defendeu dissertação de mestrado e tese de doutorado sobre o tema. Implantou no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo que tem se destacado como um centro de referência sobre o tema da escravidão contemporânea.