Abertas inscrições para Curso de Direitos Humanos na Atualidade na UFRJ, quarta-feira / 13 de abril

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida - NEPP-DH/UFRJ, a partir desta quarta-feira, 13/04 até 03/05, abre as inscrições para o curso gratuito de extensão "Direitos Humanos na Atualidade 2011", carga horária presencial de 36 horas.

Direcionado a alunos, profissionais da UFRJ e à comunidade em geral, esta atividade acadêmica será realizada no período de 04 de maio a 20 de julho às quartas-feiras, no horário de 14 às 17:30, no Auditório Anexo do CFCH - 3º andar, Campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As vagas são limitadas (50) e as inscrições podem ser feitas através do e-mail:

direitoshumanosnaatualidade@nepp-dh.ufrj.br

De acordo com o Coordenador de Extensão do NEPP-DH, professor Vantuil Pereira, é necessário que o aluno preencha a ficha de inscrição contendo nome, endereço, instituição, profissão, telefone para contato e-mail.

Pereira que é também coordenador do curso "Direitos Humanos na Atualidade 2011" informa que o curso visa "atualizar membros da comunidade acadêmica (estudantes e profissionais da universidade) e a comunidade de modo geral (ex-alunos da UFRJ e cidadãos) sobre as discussões atuais dos direitos humanos". Segundo ele, durante as atividades em sala de aulas serão apresentadas temáticas como homofobia, trabalho escravo, situação da criança, violência urbana, pessoas em situação de rua, criminalização dos movimentos sociais, dentre outros temas. Lembra também que no final do curso os alunos terão que elaborar uma Monografia que aborde um desses temas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

04/05 - Direitos Humanos bases teóricas fundamentais - Profª. Lilia Pougy

11/05 - Histórico dos Direitos Humanos - Prof. Elidio Marques

18/05 - A Criminalização da Pobreza - Prof. Ramiro Marcos

25/05 - Direitos Humanos e Populações em Situação de Rua - Profª. Mariléa Venâncio Porfirio

01/06 - Direitos Humanos e Relações Internacionais - Prof. Marcelo Coutinho

08/06 - Os Direitos Humanos e a memória da ditadura no Brasil - Victória Grabois

15/06 - Direitos Humanos e Homofobia - Prof. Valmir Aleixo

22/06 - Direitos Humanos e Trabalho Escravo Contemporâneo - Prof. Ricardo Rezende Figueira

29/06 - Direitos Humanos e jovens em situação de violência - Profª. Joana Vargas

06/07 - Direitos Humanos e Violência Urbana - Profª. Patricia Rivero

13/07 - Direitos Humanos e Etnicidade - Prof. Vantuil Pereira