A contagem e a produção de dados de infrações de adolescentes são temas de debate na UFRJ

É bem-vindo o Seminário "Contando Infrações: A produção de dados sobre os Adolescentes em conflitos com a Lei", que será realizado nos próximos dias 9 e 10 de dezembro às 9h., no auditório Manoel Maurício de Albuquerque, (CFCH) Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha. A interlocução, entre Universidade Federal do Rio de Janeiro e instituições do Estado brasileiro ligadas à área judicial, como ASPLAG-DEGASE, SUASE/MG, promotoria da VI/RJ, Defensoria Pública/RJ, Fundação Casa/SP e Prefeitura/RJ, entre outros, neste Seminário, aponta uma prática que deve ser reforçada para se pensar, ou repensar os problemas sociais do nosso país.

A abordagem de temas como a gestão de dados na Justiça criminal e infracional; potencialidades e dilemas nas pesquisas sociais e também os dados da contabilidade oficial da Polícia, Ministério Público e Defensoria, da Infância e Juventude, serão analisados neste Seminário promovido pelo Grupo de Estudos da Sociedade Contemporânea (GESOC) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) em parceria com o Núcleo de Estudos da Cidadania Conflito e Violência Urbana (NECVU) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com os organizadores o Seminário "Contando Infrações: A produção de dados sobre os Adolescentes em conflitos com a Lei" tem os seguintes objetivos: favorecer o diálogo e a aproximação dos operadores do Sistema de Justiça Juvenil e do Sistema de Atendimento Socioeducativo com os pesquisadores; discutir as informações produzidas sobre os adolescentes infratores no Rio de Janeiro; conhecer outras experiências de produção e organização de informações referentes a jovens infratores que estão ou que passaram pela Justiça e pelo atendimento socioeducativo; estimular a reflexão e debate sobre as potencialidades dessas informações e possibilidades de atuação conjunta para o seu melhor aproveitamento.

• Veja o folder do Seminário bem como sua programação clicandoAQUI

• Telefone: (21) 3873 5180 / e-mail: diretoria@nepp-dh.ufrj.br