CRM: modelo de Centro de Referência para o Brasil

A visita da Ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República(SPM/PR), Nilcéa Freire, ocorrida no dia 01 de outubro, às obras do Centro de Referência para Mulheres (CRM-NEPP-DH/UFRJ) instigou não só a Reitoria da UFRJ iniciar os preparativos para inauguração deste Centro prevista para o próximo 25 de novembro. O estímulo pode ser também observado através da fala da própria ministra sobre as novas metas a serem apresentadas ao "Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência Contra Mulheres (PNVM), referentes ao período de 2011-2014. A inauguração do CRM-NEPP-DH UFRJ reforçará também a implementação de novas metas para este pacto, onde estão previstas "construções de centros, como este, de pelo menos um em cada região do país", conforme revelou Nilcéa.

A presença do presidente Lula, ainda a ser confirmada, vem reforçar as expectativas do que pode vir a ser este primeiro Centro de Referência para Mulheres, constituído dentro de uma universidade pública federal no Brasil. O Centro terá enfoque transdisciplinar voltado a desenvolver o ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de investir para que seja superada a situação de violência de gênero. O projeto é um desafio pois abordará esse tema, novo para a própria universidade: a violência contra mulheres.

Para a ministra, Nilcéa Freire, a universidade é um polo que equilibra as diversas áreas de interesses sobre o tema violência de gênero, e por isso, a importância do CRM ser desenvolvido dentro da UFRJ.

Numa comitiva composta pela Ministra Nilcéa Freire, pelo Reitor Aloísio Teixeira, pela Pró-Reitora de Extensão, Laura Tavares, o prefeito da UFRJ, Hélio de Mattos Alves, a Diretora do NEPP-DH, Mariléa Venâncio Porfírio, a Vice- Decana do CFCH, Lilia Pougy e outros funcionários da UFRJ a Coordenadora do projeto Eliana Moura dirigiu a visita e mostrou os 2.239 m2 de área construída. São salas de aula, de atendimento e administração, sala de cinema/teatro, de exposições, de leitura/literatura, de oficinas de dança, cerâmica e artesanato, pátio infantil, brinquedoteca, cozinha/refeitório, entre outros. Ao descrever sobre a função de cada espaço da obra, Eliana Moura deixava escapulir o cuidado tão merecedor e necessário da atenção do Estado e também de todos nós cidadãos, que é este Centro destinado a mulheres que sofrem violência de gênero. Essa preocupação se observa tanto na qualidade do material de acabamento a ser utilizado na obra, "ele interfere na elevação da autoestima das mulheres", na quantidade de sanitários reservados para homens e mulheres inclusive garantindo a acessibilidade, e até na cozinha que será um local reservado ao "aprendizado" de vários tipos de culinária, disse a Coordenadora.

De fácil acesso, o Centro de Referência para Mulheres localiza-se na Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, está próximo ao Bairro Maré, Ilha do Governador e de bairros como, Bonsucesso, Olaria, Ramos, entre outros. É também vizinho do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), que prestam atendimento a população de todo o Grande Rio, além do Horto Florestal da UFRJ, espaços fundamentais para implementação de projetos que visem à prevenção da violência, envolvendo os filhos das usuárias e elas próprias.

Segundo informações de Eliana, o CRM teve proposta inicial de criação em 2004, fruto de uma demanda da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República (SPM) à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na UFRJ o CRM gestado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas/CFCH tendo integrado o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH). "E a resposta foi este projeto, que a partir do exercício da interdisciplinaridade, buscará promover estudos e propostas, sobre e para realidade brasileira". De acordo com a coordenadora, o CRM estará envolvido "com os mais variados conteúdos e áreas de interesses da UFRJ, no sentido da realização do ensino, da pesquisa e extensão sobre a questão de gênero e dos direitos humanos".

Fotos: