TOPOGRAFIA DE UM DESNUDOde Teresa Aguiar conta a história que ocorreu no início dos anos 60: a "operação mata mendigos". Esse fato teve uma grande repercussão nacional e internacional já que pela primeira vez uma operação dessa natureza era deflagrada com a participação de membros dos poderes instituídos. Com o golpe de 64, os processos foram arquivados e a história "apagada". Contar essa história hoje extrapola a denúncia de algo que passou. É uma forma de refletir sobre como a sociedade trata ainda hoje a questão dos excluídos.
Em 1972, Teresa Aguiar era professora da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP e foi com um grupo de alunos apresentar "O Rato no Muro" de Hilda Hilst no Festival de Teatro de Manizales, Colômbia. Nesse festival foi apresentada a obra "Topografia de um Desnudo" do chileno Jorge Diaz, que escreveu a peça baseado numa matéria que saiu nos jornais do Chile sobre a "operação mata mendigos". Junto de Teresa, assistiu ao espetáculo seu aluno, Ney Latorraca, que mais de 40 anos depois integra o elenco do filme. De volta ao Brasil, Renata Pallottini fez a tradução e Teresa tentou encená-lo, mas o texto ficou preso na censura por 13 anos, e só em 1985 foi produzido. Porém, o texto nunca chegou a ser liberado totalmente, pois mesmo nos anos 80 era necessária uma autorização provisória da Polícia Federal, que era renovada a cada 15 dias.
Sinopse:
Rio de Janeiro, anos 60. A cidade se prepara para receber a visita da Rainha Elizabeth. Num clima de tensão social e política que antecede o golpe militar, uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve num perigoso jogo de interesses. Baseado em fatos reais, "Topografia de um Desnudo" é um thriller que desvenda um lado pouco conhecido da história do Brasil: a "operação mata mendigos".
SOBRE A DIRETORA TERESA AGUIAR:
Completando 50 anos de carreira como diretora teatral, Teresa Aguiar estreia na direção de longa metragem. "Minha vida tem sido escolher histórias e contá-las. E tenho feito isso de várias formas: através da literatura, da poesia, da dramaturgia, do desenho, do teatro, da televisão e agora, do cinema." O incômodo que o tema - a violência contra os excluídos - provoca em Teresa Aguiar (que além de Mestre em Comunicações e Artes pela USP é advogada) a levou a realizar esse filme para que "a história, contada através de imagens, possa sobreviver a nós todos."
Personagens/Elenco:
RUSSO
Lima Duarte
MANOEL
Ney Latorraca
PACO
Gracindo Junior
CABO LUCAS
José de Abreu
TEO
Nilda Maria
FREIRA
Maria Alice Vergueiro
CLEMENTE
Kito Junqueira
AMANDA
Rafaella Puopolo
ABEL
Ariane Porto
SILVINO
Germano Pereira
VERÔNICA
Tatiana Conde
DELEGADO
Joel Barbosa
EXPEDITO
Dirceu de Carvalho
SUELI
Jaqueline Kâmar
SECRETÁRIO
PedroMolfi
MOTORISTA
LuizTerribele Jr
CATADORA
Delma medeiros
Telefone: (21) 3873 5180 / e-mail: diretoria@nepp-dh.ufrj.br
Anexo do CFCH, 3º. andar - Avenida Pasteur, 250 - CEP: 22290-240 /
Rio de Janeiro