TOPOGRAFIA DE UM DESNUDO

A HISTÓRIA POR TRÁS DA HISTÓRIA

TOPOGRAFIA DE UM DESNUDOde Teresa Aguiar conta a história que ocorreu no início dos anos 60: a "operação mata mendigos". Esse fato teve uma grande repercussão nacional e internacional já que pela primeira vez uma operação dessa natureza era deflagrada com a participação de membros dos poderes instituídos. Com o golpe de 64, os processos foram arquivados e a história "apagada". Contar essa história hoje extrapola a denúncia de algo que passou. É uma forma de refletir sobre como a sociedade trata ainda hoje a questão dos excluídos.

Em 1972, Teresa Aguiar era professora da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP e foi com um grupo de alunos apresentar "O Rato no Muro" de Hilda Hilst no Festival de Teatro de Manizales, Colômbia. Nesse festival foi apresentada a obra "Topografia de um Desnudo" do chileno Jorge Diaz, que escreveu a peça baseado numa matéria que saiu nos jornais do Chile sobre a "operação mata mendigos". Junto de Teresa, assistiu ao espetáculo seu aluno, Ney Latorraca, que mais de 40 anos depois integra o elenco do filme. De volta ao Brasil, Renata Pallottini fez a tradução e Teresa tentou encená-lo, mas o texto ficou preso na censura por 13 anos, e só em 1985 foi produzido. Porém, o texto nunca chegou a ser liberado totalmente, pois mesmo nos anos 80 era necessária uma autorização provisória da Polícia Federal, que era renovada a cada 15 dias.

Sinopse:

Rio de Janeiro, anos 60. A cidade se prepara para receber a visita da Rainha Elizabeth. Num clima de tensão social e política que antecede o golpe militar, uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve num perigoso jogo de interesses. Baseado em fatos reais, "Topografia de um Desnudo" é um thriller que desvenda um lado pouco conhecido da história do Brasil: a "operação mata mendigos".

SOBRE A DIRETORA TERESA AGUIAR:

Completando 50 anos de carreira como diretora teatral, Teresa Aguiar estreia na direção de longa metragem. "Minha vida tem sido escolher histórias e contá-las. E tenho feito isso de várias formas: através da literatura, da poesia, da dramaturgia, do desenho, do teatro, da televisão e agora, do cinema." O incômodo que o tema - a violência contra os excluídos - provoca em Teresa Aguiar (que além de Mestre em Comunicações e Artes pela USP é advogada) a levou a realizar esse filme para que "a história, contada através de imagens, possa sobreviver a nós todos."

Personagens/Elenco:

RUSSO