Governo opta pela militarização no combate ao crime diz Zaccon

Dando prosseguimento ao curso de extensão Políticas Públicas para a Questão Criminal do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos-NEPP -DH /UFRJ o delegado de polícia Orlando Zaccone falará sobre “Sistema Penal Drogas e Extermínio” na próxima terça-feira, 10 de novembro às 15h30min no auditório do CFCH-UFRJ, CAMPUS da Praia Vermelha.

Ao analisar a onda de violência e mortes que vem ocorrendo nas favelas do Rio de Janeiro Zaccone afirma que “faz parte de uma política antiga de segurança cuja opção governamental é a militarização” das formas de combate ao crime.

Além do conhecimento prático adquirido desde a sua posse em 1999 - a partir de maio deste ano vem coordenando o controle de presos da Polinter do Rio de Janeiro -, Zaccone também cuida de outro conhecimento, adquirido na academia, onde esmerila os seus dois diplomas de graduação (Jornalismo e Direito), mestre em ciências e criminologia, pela Cândido Mendes e tem mais, é doutorando em Ciências Políticas na UFF.

Finalizando o ciclo de conferências, na quinta-feira, dia 12, o professor Nilo Batista falará sobre "Política Criminal". Sob a organização deste criminalista e, através de uma abordagem transdisciplinar o curso de extensão enfoca nove temas dentre, os quais, oito já se realizaram: (Introdução a Criminologia com Vera Malaguti; Sexualidade e Sistema Penal com Roberta Pedrinha; Capitalismo Barbárie e Pena com Marildo Menegath; Polícia e a Classe Operária no Brasil com José Paulo Netto; Violência Doméstica com Lília Pougy; A Mídia e o Sistema Penal com Paulo Vaz e Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil com Ricardo Rezende e Drogas Ilícitas: Mitos e Realidades com Luciana Boiteux).

De acordo com a diretora do NEPP-DH, professora Mariléa Venâncio Porfírio este curso de extensão que foi breve “apresenta o esboço do que poderá haver no futuro próximo: cursos de maior duração”.

Criado em 2006, o NEPP-DH aglutina trabalhos de relevância acadêmica e social. É um órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humana (CFCH) e aprovado pelo Conselho Universitário da UFRJ. É o primeiro Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos com caráter estatutário, em universidade pública brasileira. Seus subprojetos de ensino, pesquisa e extensão se estruturam da seguinte forma:

Grupo de Pesquisa do Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC), Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM-CR), Observatório da Laicidade do Estado (OLE), Curso de Teorias Sociais e Produção do Conhecimento (CTSPC), Observatório da Lei Maria da Penha, Laboratório de Estudos sobre desigualdades. Compreende também o Centro de Referência da Mulher (CRM), cujas atividades acadêmicas ainda não se iniciaram porque está em fase de construção, na Cidade Universitária.