NOTÍCIAS

Lançamento de livro:O inquérito policial no Brasil: Uma pesquisa empírica


Wink: "Um marco para a segurança pública do país"


Por:Rosario Amaral


O livro,"O inquérito policial no Brasil: Uma pesquisa empírica" será lançado no dia 1º de julho, às 17h30min e integra a programação do Seminário Internacional "Violência e Democracia na América Latina" que acontecerá nos dias 30 junho e 1º de julho no Fórum de Ciência e Cultura, na Praia Vermelha-UFRJ.


Organizado por Michel Misse professor do Programa de Pós-Graduação de Sociologia e Antropologia do IFCS, o livro é fruto de uma pesquisa realizada em cinco capitais brasileiras, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte que teve como objetivo"compreender o papel que o inquérito policial assume no processamento de crimes no Brasil". Dela participaram quatro pesquisadores dentre os quais a professora Joana Domingues Vargas do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida. - NEPP-DH. Os outros pesquisadores são: Arthur Trindade Costa (UNB), José Luiz Ratton (UFPE) e Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo (PUCRS). O estudo foi baseado nas contagens de dados oficiais, no uso e na rotina de trabalho dos operadores de polícia do Ministério Público e da Justiça. Buscava-se apurar em que grau a investigação, dentro do modelo do inquérito policial, estava ou não comprometendo o real resultado da administração da justiça e resguardando os direitos individuais dos envolvidos.


A inexistência de indicadores e estudos sobre a eficácia do inquérito policial levou Vinício de Souza Wink presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais a procurar o Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da (UFRJ) em parceria com outras universidades brasileiras, (UNB, UFPE, UFMG e PUCRS) e propor pesquisa sobre o tema. No transcorrer de duas décadas de acordo com Wink, os policiais através de suas entidades representativas vêm debatendo sobre o desenvolvimento dos seus trabalhos e os seus reflexos na segurança do país. "O dia a dia do fazer policial nos mostrou que o modelo de investigação, baseado no inquérito policial, cartorializou a polícia judiciária reduzindo a eficácia do seu trabalho e por conseqüência precarizando o serviço prestado à população".


Wink considera o livro "O inquérito Policial no Brasil" um trabalho que "é um marco para a segurança pública do país".



<< voltar



Telefone: (21) 3873 5180 / e-mail: diretoria@nepp-dh.ufrj.br
Anexo do CFCH, 3º. andar - Avenida Pasteur, 250 - CEP: 22290-240 / Rio de Janeiro

Desenvolvimento: Ozônio
Atualizações desde abril/2010: Fernando Palma G.Pereira