Seminário GESOC: Desigualdades Sociais e Educação Superior Hoje

Coordenação:Maria Helena Magalhães Castro e Maria Ligia Oliveira Barbosa

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) em colaboração com o Grupo de Estudos da Sociedade Contemporânea (GESOC), numa iniciativa do Departamento de Sociologia do IFCS, apoiada pela Pro-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), têm o prazer de convidá-los para o Seminário "Desigualdades Sociais e Novos Desdobramentos da Educação Superior" que se realizará na próxima quinta-feira, dia 24 de junho de 2010, a partir das 17:00, no CFCH, campus da Praia Vermelha.

Programação:

Dia 24/6 - Quinta-feira no Auditório do Anexo do CFCH, Praia Vermelha

17:00 - Abertura - Luiz Antonio Cunha, Celi Scalon, Patricia Rivero, Joana Vargas, Maria Helena M. Castro e Maria Ligia Barbosa.

17:15 - Mesa Redonda - "Desigualdades Sociais e Novos Desdobramentos da Educação Superior no Brasil" com a apresentação dos resultados das pesquisas:

• Fatores institucionais e desempenho acadêmico, por Ana Maria de Albuquerque Moreira, tese de doutorado obtido no Programa de Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da Unb
  • O Ensino Superior no Brasil: a profissão acadêmica em questão, por Glícia S. Gripp, Profa-Adjunta no Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

• 18:00 - Discussão encaminhada pelos debatedores:

Elizabeth Balbachevsky, Profa-associada, Depto de Ciência Política e NUPPS da USP,

Antonio Augusto Prates, Prof-Associado, Depto de Sociologia da UFMG,

Helena Sampaio, Antropóloga e pesquisadora-convidada do NUPPS/USP) e

Gláucia R. M. Martins, Socióloga, Avaliação Institucional da FATEC "Paula Souza", SP.

19:15 - Coquetel/ Café

Telefone: (21) 3873 5180 / e-mail: diretoria@nepp-dh.ufrj.br
    Anexo do CFCH, 3º. andar - Avenida Pasteur, 250 - CEP: 22290-240 / Rio de Janeiro

Desenvolvimento: Ozônio